sexta-feira, 21 de abril de 2017

Vomitar era um sonho, depois de 10 anos, finalmente: Aaaaaaaaaaaaaaargh!!!

O mês de abril se tornou algo realmente mais que especial pra mim, um mês em que a primeira banda que tive experiência/satisfação/honra em fazer parte, a Direrock’s, fazia aniversário (10 de abril), esse ano completaria 13 anos de existência... tô velho pra c* rsrs. Abril me faz lembrar também do show inesquecível do Roger Waters no Morumbi (1 de abril de 2012), quase não dava pra acreditar que estava ali com meu irmão no dia da mentira assistindo a épica obra “The Wall”!!! Esse mês de abril marca o nascimento (03 de abril) da minha linda sobrinha Stella, uma figurinha singular cheia de harmonia e artices rsrs... Outro marco nesse mês é o aniversário do Bar mais antigo de Coaraci, o Jazz Bolacha, sendo de um grupo de bolacheiros mais recentes, incluímos o rock and roll nessa instituição etílica cultural de grande importância da cidade, e que foi bem aceito pela velha guarda, “os amarelinhos” rsrs... Abril marca o aniversário da banda Pecados Capitais, esse ano de 2017 estamos fazendo 3 anos de existência (20 de abril), e a cada dia esse grupo vem fortalecendo com novas ideias, compromissos, profissionalismo, corres e mais corres e realizações, e que vem dando satisfação/honra de trabalhar e de me divertir com essa galera a cada dia. E nada mais nada menos, esse mês de abril está definitivamente marcado pelo lançamento do EP “Jardim das Delícias Terrenas” da Pecados Capitais (04 de abril), e é disso que eu venho justamente falar, vou falar sobre esse VÔMITO!

Um CD sempre foi algo que eu via como maior objetivo desde quando eu entrei na Direrock’ em 2007, já fazia algumas composições e rabiscos antes de entrar na banda, então desde cedo me interessei pelo autoral... Conseguimos lançar um single “O Sintoma do Universo” em 2009, com nosso grande parceiro musical e amigo Madinho na gravação e mixagem, uma composição que fiz em 2008 e que foi arranjada por nós da Direrock’s (Anderson, Elinio, Gabriel, Ícaro, Washington) e com grandes toques na produção do próprio Madinho na época. 8 anos depois surgiu a oportunidade de gravar um EP, depois de muita correria com os Pecadores (Anderson, Igor, Dicinho, Rodrigo e demais envolvidos) durante esses 3 anos de existência da banda, claro.
VOMITAMOS JUNTOS O JARDIM DAS DELÍCIAS TERRENAS!!!

O SINTOMA DO UNIVERSO – uma das minhas primeiras composições e com certeza não poderia ficar de fora desse projeto, ela sintetiza uma época marcante de nossas vidas. Conservamos os arranjos originais da canção e acabamos acrescentando algumas coisas, como camadas de guitarras,  violões, solo de guitarra e o mini moog Korg, além de delay/feedback na voz em alguns trechos. Particularmente, gostaria muito que Elinio tivesse gravado as guitarras nessa recente gravação, não vejo outros arranjos de guitarra pra essa música como os que ele criou, acho sua musicalidade incrível, chegamos a convidá-lo, mas não deu pra rolar dessa vez, espero que no próximo trabalho ele nos conceda essa honra. O resultado ficou bem interessante, um pop rock com toques psicodélicos.

HISTÓRIA DE UM BLUESMAN – essa canção começou pelo refrão, eu já tinha os acordes e a melodia jazzística do refrão e pensava em fazer algo instrumental, não tinha pretensão nenhuma de colocar uma letra, quando mostrei pra Anderson ele sacou rapidamente e lançou cantarolando: “Sim! Aqui estou com meu violão levando o blues a cada coração!”, a partir dali fomos criando a base harmônica para possíveis versos iniciais e em 15 minutos ele já estava com a letra toda pronta, foi algo instantâneo... Coisa de irmãos mesmo rsrs fizemos uma ponte pro refrão e finalizamos. Na gravação eu destaco a bateria pulsante de Dicinho, juntamente com a levada jazzística do refrão, a linha de baixo por Rodrigo ficou muito interessante... no refrão o baixo caminha demonstrando a influência do Jazz da banda, além da letra, que é uma verdadeira HISTÓRIA.

LOBO DOS BRABOS – ainda lembro-me de Igor chegar ao ensaio todo tímido falando com uma voz baixa e rastejante, quase trêmula: “Os caras! Eu tenho uma música aí...” rsrs e que música parceiro! Gosto muito dessa letra, “Sei que quando a lebre caça que o lobo faz a sua refeição”, esse verso eu acho F*!!!  Lembro-me de Anderson fazendo o riff setentista nesse ensaio que permeia a canção, feitos pelo baixo e guitarra na gravação. Destaco a voz rouca, bêbada e blues de Igor na canção, além dos seus ótimos arranjos de gaita, os backing vocals e o solo de guitarra que ficou bem redondo e rock and roll!

ECLIPSE – uma gravação caseira feita por mim e Anderson na época da Petróleo do Futuro (falarei um pouco sobre a Petróleo na próxima música), gravamos teclados e guitarras, com alguns loops e efeitos do programa. Uma música instrumental com influência psicodélica e progressiva da década de 70. Abre o LADO B do EP. Como diz o nosso amigo/artista Ayam Úbrais: É PÁ VUAAAAR... rsrs

ESQUINAS DO MUNDO – essa é outra música da fase do projeto Petróleo do Futuro criado por mim, Anderson e nosso grande amigo Gustavo Oliveira. Não éramos uma banda, mas um núcleo de três compositores e que acabamos lançando um CD juntos intitulado como “Esquinas do Mundo”, a qualidade da gravação não é uma das melhores, lembro-me que não tínhamos mesa de som, muito menos uma placa de áudio rsrs... Foi algo bem caseiro, mas com ideias fantásticas e boas composições, pelas circunstâncias acabou ficando bom e lançamos no Palco Mp3 na época, lembro-me de pegar alguns instrumentos emprestados, como o baixo que só tinha 2 cordas kkk. “Esquinas do Mundo” é uma composição feita por mim e Gustavo Oliveira, lembro que estávamos no alto da Igreja de tarde quando eu improvisando no violão acabei fazendo o riff inicial da canção e Gustavo perguntou: “De quem é isso?”, eu respondi: “rapaz, fiz agora!” Pronto, acabamos fazendo a música e letra ali mesmo no Templo do Rock de Coaraci! A gente fez o refrão no outro dia na minha casa: “Eu não sou daqui, Não sei aonde estou, Pra onde eu vou?”, pois no dia do alto da igreja bebemos muito e não tínhamos condições nem de colocar mais um acorde... kkkkk foi uma dia etílico! Na gravação destaco a obra como um todo, tudo está em harmonia... uma canção que sintetiza a influência do Heavy setentista, punk rock e do rock progressivo, é uma música longa com várias partes e a letra trata da crise existencial humana e da dificuldade de tocar Rock and Roll no interior.

CANÇÃO DO AMANHECER – uma composição de Anderson, acho ela perfeita! A influência dos Beatles e dos Beach Boys se torna clara nessa canção, e tem uma letra ótima, “Ecos do seu sorriso parecem me levar à planetas distantes que nunca sonhei em encontrar”, gosto muito desse verso, acho psicodélico rsrs... Na gravação destaco a linha de baixo corrido por Rodrigo (lembra as linhas de baixo do Paul McCartney), a guitarra base/licks de Igor que permeia a canção, a levada da bateria simples, mas bem sofisticada, lembrando os anos 60, o solo jazzístico de piano elétrico de Anderson e os Backing vocals feitos por mim e Anderson. Os backing vocals dessa canção foi a coisa que eu mais gostei de ter gravado nesse EP, foi uma sessão divertida com Anderson sobre a direção do mestre Fernando Guimarães.

ROCK AND ROLL – Essa foi uma composição feita por mim na época da Direrock’s, mas que não era tocada pela banda e ficou meio esquecida no tempo, fiz em 2010. Gosto da levada dela e da letra, um ritmo bem The Rolling Stones, dançante e que fala de Rock and Roll. Os primeiros versos diz: “Todo mundo me diz que ela é um veneno, então é ela que eu quero provar!!!”. Na gravação destaco a levada da bateria meio Charlie Watts, o baixo solto, os solos de guitarras e piano entre os versos, a interpretação da voz de Igor sobre a direção de Fernando Guimarães novamente, e o solo de guitarra que tem a base blues e com a pegada Chuck Berry, uma homenagem ao pai do Rock and Roll.

“Jardim das Delícias Terrenas” foi produzido por Fernando Guimarães, Adilson Vieira e Pecados Capitais.

Gravado e mixado no Estúdio 878 em Itabuna (BA)
Masterização: Estúdio SP

Obrigado a todos os amigos e parceiros que fizeram parte dessa pequena jornada diretamente ou indiretamente. LONG LIVE ROCK AND ROLL!!! \m/

A Pecados Capitais tem muito que VOMITAR ainda... vamos em frente, pecadores!!! \m/

Ícaro Ribeiro (multi instrumentista, vocalista, compositor, poeta, estudante e amante das artes)



Ouça o EP "Jardim das Delícias Terrenas" aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M8m-0-PBnT8





Nenhum comentário:

Postar um comentário